domingo, 17 de junho de 2012

Idade Média - Gótico

Teve inicio com a decadência e o processo de descrédito com a fé católica, iniciou a ampliação de outras culturas, o indivíduo não quer mais ser submisso como era.

Quanto a arquitetura do Período Gótico, as construções tinham grandes aberturas e utilizavam-se de grandes vitrais, que permitia a entrada de luz e cor, utilizavam-se de linhas pontiagudas pois acreditavam estar mais próximos de Deus desta forma.

O vestuário feminino tinha mais forma, o pescoço e o colo começam a aparecer, os cabelos também aparecem. Utilizavam um penteado em forma de chifre, ou um chapéu pontiagudo, ficando assim mais próximas de Deus, a cintura fica marcada logo abaixo dos seios, os sapatos eram pontiagudos e as mangas com cortes pontiagudos. As mulheres também raspavam a cabeça na altura da testa, era um padrão de beleza do período.
O vestuário masculino tinha a perna e a cintura marcada, usavam o gibão um colete mais estruturado, um pouco abaixo da linha da cintura.
Ambos utilizavam tamancos de madeira com saltos para as roupas não arrastarem no chão.


Vestimenta Gótica.

O trabalho:

Estudamos três fases da Idade Média, resolvi fazer o trabalho quanto ao período Gótico.

Materiais utilizados:
- Sintético na cor dourada;
- Renda branca;
- Tecido roxo;
- Boneca Barbie para modelo.

Foi representado neste trabalho, o chapéu gótico, feito pontiagudo como era comum na Época, na ponta dele foi colocado uma renda. O vestido foi feita com as mangas com cortes pontiagudos e largas, foi feita a marcação na cintura, e também a aparição do colo. Todos elementos típicos da Época foram retratados nesta vestimenta.


Making of da Produção:


Trabalho feito por: Bruna

Idade Média - Românico

Iniciou com a queda do Império Romano em 476 d.C e terminou com a queda de Constantinopla em 1453.
Foi dividida em Alta idade Média, o período Românico e Baixa Idade Média o período Gótico.
Forte predomínio religioso sobre a mentalidade coletiva. São trabalhadas concepções como pudor, pecado, inferno e paraíso, havendo um grande controle do corpo.
Características do Período Românico:
-Religiosidade;
-Analfabetismo;
-Controle de conhecimento pela Igreja;
-Alta taxa de mortalidade Infantil;
-Baixa expectativa de vida..

As catedrais românicas se parecem com uma fortaleza, dão um principio de sufocamento e sensação de inferioridade, com paredes muito grossas e aberturas muito pequenos, fazendo um ambiente escuro, úmido com pouca ventilação e iluminação, o indivíduo era totalmente manipulado.

O vestuário mostrava o indivíduo em condição de submisso, fazendo acreditar que o corpo é pecado, o vestuário não marca nada no corpo, esconde até o pescoço, o vestido parece um "saco". O corpo é entendido como a casa dos 7 pecados capitais.
A mulher é vista como um ser do demônio, todos passam dificuldades nessa vida para ir ao céu depois da morte. Não tem o costume de tomar banho, pois acreditam que o mesmo transmite doenças, as roupas só são trocadas quando apodrecem, por essas motivos a mortalidade infantil era alta. As mulheres usavam cinto de castidade que só podia ser tirado pelo seu marido para a reprodução..
A doença era chamada de punição dos pecados cometidos.


Catedral Românica

Período Bizantino

A Idade Média iniciou com a queda do Império Romano, foi dividida em Oriente e Ocidente, vamos iniciar falando sobre o Oriente.
Império Romano do Oriente:

É entendido como uma continuação do Império Romano, tentam compreender a cultura dos outros povos. Logo após surge o Império Bizantino, que após mudou para Constantinopla em homenagem ao Imperador Constâncio.
O Cristianismo era a religião oficial desse período, a vida do indivíduo era completamente voltada para Deus, as roupas escondiam completamente o corpo.
A Política era nomeada como teocracia, ou seja, governada por Deus, o Imperador tinha o papel político e ao mesmo tempo religioso. A arte trabalha com cenas bíblicas para educar o fiel e a política é associada a religião.
A vestimenta foi uma evolução em relação a Romana, existia muito luxo no vestuário e na arte, era usada muita joalheria, mosaico com pedras, pérolas e placas de ouro bordadas nas roupas.
A coroa bizantina era carregada de pedras, junto se utilizava brincos que tocavam o pescoço, as roupas eram feitas com fios de ouro, eram exageradas inspiradas nas vestimentas romanas, utilizavam muito o dourado.

Imperador Justiniano

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Antiguidade Clássica Roma

A Roma Antiga tem uma grande aproximação cultural com a Grécia Antiga, era conhecida como a "Grande Roma", alguns aspectos parecida com a Grécia: Estética, Mitologia, Política e Vestuário.
A Arte era muito voltada para o aspecto político, as grandes glórias e triunfos de Roma. O principal objetivo era expandir seus domínios e mantê-los.

As artes representavam os políticos (Imperadores, Senadores, Generais), a arte equestre, mitologia clássica, o conceito da estética grega, porem com mais realismo. Muitas vezes representadas em obras de arte muito grandes.

Vestuário da Época:
É mais complexo que o grego, porem gera quase o mesmo efeito.
A túnica era a base do vestuário romano tanto para os homens quanto para as mulheres. Para a proteção das partes íntimas era usada uma tanga chamada "Licinum", para dar uma sustentação aos seios as mulheres utilizavam "Strophium" uma espécie de soutien.
Os homens utilizavam duas túnicas "Subácula" era usada por baixo até os pés, era feita de linho e a "Exterodum" era mais curta usada por cima normalmente de lã.
Algumas outras peças do Vestuário:
- Dalmatica: Túnica com manga mais comprida, com mais proteção para os punhos.
-Palmata: Túnica com bordados nas bordas.
- Toga: Peça de tecido em formato semi circular, a pessoa se enrola, demarca a hierarquia.
-Palla: Espécie de toga mais curta usada pelas mulheres.

O calçado tem finalidade prática, era feito de couro e proporcionava boa firmeza no calcanhar.
Ainda existia a vestimenta militar, que era composta por uma túnica mais curta, armadura feita de metal e couro e uma toga enrolada no braço para dar proteção.
As cores do vestuário variavam de acordo com a hierarquia.

Nosso trabalho:
Os materiais utilizados foram:
-Sintético com estampa floral;
- Fita mimosa;
- Argolas de metal;
- Sola de chinelo.

Foi feito um sapato em estilo romano, o sintético foi escolhido com esta estampa para dar um ar romântico a peça, juntamente com a fita mimosa. O modelo foi inspirado em um, dos que foi apresentado em aula.



Trabalho feito por: Bruna, Camila e Dionatan.


Antiguidade Clássica Grécia

A Grécia foi dividida em três períodos (fases): Arcaico, Clássico e Helenistico.
Época da História onde surgiu a filosofia, o pensamento mitológico é muito forte, como se tudo o mito explica, contra esse pensamento existe o pensamento racional através da filosofia.
Neste período surge a estética e a definição do belo, cada filosofo tem um pensamento diferente quanto a isso.
A arte é através do idealismo, demonstrando figuras que muitas vezes não condizem com a realidade. A arte foi dividida em 3 períodos: Arcaico, Clássico e Helenístico.

O vestuário desta época valoriza muito o corpo, não serve apenas para cobrir o corpo e sim o revelar, mostrar as suas formas. Muitas peças de vestuário tinham o efeito drapeado, que apresenta leveza ao movimento.
Algumas peças do vestuário grego foram:
- Quiton (Chiton): Retângulo de tecidos, peça básica para homens e mulheres.
- Peplo: Retângulo de tecido maior que o chiton, adotado por mulheres mais velhas e/ou recatadas.
-Clâmide: Peça masculina, uma capa colocada sobre os ombros, presa por um broche, muito usada em batalhas.
- Himatron: Associado a indumentária feminina, parecido com a clâmide.





Nosso trabalho:
Utilizamos os seguintes materiais:
- Tecido de Cetim
- Tiras de couro
- Enfeites de Metal

Foi representado neste trabalho, o PEPLO, vestimenta utilizada pelas mulheres mais velhas ou mais recatadas com sua vaidade, e feita adornos para a cabeça, o cabelo preso como era na Época.






Trabalho feito por: Bruna, Camila e Dionatan