quarta-feira, 25 de junho de 2014

Macrotendência comportamental Nostalgia

Na disciplina de Pesquisa de Moda, que é EAD.. tivemos como trabalho e avaliação final uma pesquisa sobre uma Macro Tendência, a escolha era livre, e fizemos a pesquisa em sites como UseFashion e WGSN que fazem estudos de comportamento.

Resolvi fazer sobre a Nostalgia, muito interessante por sinal :D



Macrotendências são dogmas do comportamento humano, elas ajudam a prever reações e criar costumes. 
 
 Nostalgia
 
Ao contrario da evolução constante essa macro tendência leva as pessoas a usarem ícones e formas antigas nos dias atuais, é considerada uma necessidade das pessoas, termos muito utilizados como vintage e retrô são inerentes a este comportamento. 
 
Como este comportamento esta presente em nosso dia a dia? E como percebemos pessoas que o seguem? Vejamos alguns exemplos:
 Nos últimos anos muitos filmes foram regravados, clássicos dos anos 70,80 e 90 como Jurassic Park e Smurfs.

Decoração em diversos ambientes como restaurantes e lojas pelo mundo afora.
  Na área de beleza, penteados e maquiagens inspiradas e/ou cópias fiéis usadas em décadas passadas. 
 
Ilustrações em revistas com estilo vintage, muito usada na área da comunicação, campanhas publicitárias inspiradas em pin-ups por exemplo.
Filmes atuais inspirados em décadas e/ou personagens antigos como “The Great Gatsby”. 
 
Propagandas vintage com música atuais:
 
 
 
 
Na moda essa macrotência aparece em pequenos detalhes das roupas em maquiagens e até em desfiles inteiros.
 
 
 
Bom, isso foi só uma pincelada do meu trabalho e da minha pesquisa sobre o assunto, se procurarem tem muita coisa na internet sobre ele.. espero que tenham gostado...

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Coleção Klimt+anos20+Pucci+history2.0



Trabalho final para a cadeira de Desenho de Moda I, elaborar uma mini coleção.

A coleção feita para a marca Emilio Pucci através de uma proposta trazida para nós, teve como inspiração as obras do pintor Gustav Klimt e os anos 20, seguindo a Macro tendência History 2.0.


Foi procurado pegar alguns elementos em comum de cada tema, ao mesmo tempo que parecem coisas totalmente diferentes tem muitas características iguais. A marca Emilio Pucci costuma usar muitas estampas, cores e ter uma excelente modelagem, segui então com este conceito. 



O pintor Gustav Klimt usava muita sensualidade e corpo das mulheres a mostra em suas pinturas, cores como azul e dourado amarelado estão muito presentes também, cores que foram muito utilizadas na coleção em diversas variações de tons. Também presente na coleção estão desenhos de simbolismos do Klimt utilizado em suas pinturas.



Os anos 20, também conhecidos como os loucos anos 20 têm algumas características muito presentes como androgenia, sensualidade, com o uso de penas, brilhos entre outras, na coleção foram utilizadas muitas penas seja em acessórios e até mesmo nas roupas, franjas em saias, vestidos e bermudas..



Por se tratar de uma coleção para Pucci deixei evidenciado em algumas peças estampas geométricas já unindo com a temática Klimt, bordados e modelagens que valorizam o corpo da mulher.



            A sensualidade e o corpo a mostra esta evidenciado na grande maioria dos looks, seja por recortes nas peças, grandes decotes e também por peças com tules, representando a transparência. Nas peças infantis evidenciei as estampas e também franjas são dois looks mais comerciais do que conceituais diferente dos looks femininos. Os looks masculinos são representados com franjas e um pouco de orientalismo lembrando assim da androgenia, neste caso homem com peças em detalhes tipicamente femininos.



            Para finalizar segui a macro tendência History 2.0 unindo elementos de épocas diferentes e detalhes que em alguns momentos causam estranheza ao olhar. Posso concluir que a coleção não é totalmente conceitual e no entanto também não tem um cunho totalmente comercial, as peças se misturam na composição dos looks.



Espero que tenham gostado, eu adorei fazer esta coleção e principalmente a minha melhora nos desenhos!! :D

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Desenhos de moda- estampas e texturas

E de repente não mais que de repente, a menina que desenhava apenas palitinhos está fazendo desenhos de moda!!!!

Um viva para minha pessoa que finalmente aprendeu a desenhar...

Então este foi meu primeiro desenho, sim sem rosto e sem cabelos o que importa é a roupa no caso...


Estes foram feitos com combinações de roupas em que víamos a imagem e tinamos que "vestir o corpinho"


O desenho de meio é um dos primeiros feitos com aquarela.. os outros são de canetinha.. reparem que agora temos cabelos e chapeis!!


Este último foi  todo feito em aquarela, adorei o resultado.



Bom não sou a melhor desenhista da turma, tem muitos desenhos lindos *-* por lá... mas acredito que minha evolução é melhorada a cada dia e estou ficando feliz com os resultados, prometo a mim mesma me puxar nas férias e criar desenhos lindões para compartilhar por aqui.


quinta-feira, 12 de junho de 2014

vem 2014/02...

gente...
não eu não esqueci do blog eu simplesmente não tive mais tempo de postar...
estou devendo muitos trabalhos por aqui..
logo, logo coloco em dia...

nem acabou o semestre e já estou matriculada para o próximo que promete bombar!!!!

- Tecnologia de costura e modelagem II *-*
- Projeto de Moda I
- Marketing na Moda
- Ética

e lá vamos nós..