quarta-feira, 13 de junho de 2012

Antiguidade Clássica Roma

A Roma Antiga tem uma grande aproximação cultural com a Grécia Antiga, era conhecida como a "Grande Roma", alguns aspectos parecida com a Grécia: Estética, Mitologia, Política e Vestuário.
A Arte era muito voltada para o aspecto político, as grandes glórias e triunfos de Roma. O principal objetivo era expandir seus domínios e mantê-los.

As artes representavam os políticos (Imperadores, Senadores, Generais), a arte equestre, mitologia clássica, o conceito da estética grega, porem com mais realismo. Muitas vezes representadas em obras de arte muito grandes.

Vestuário da Época:
É mais complexo que o grego, porem gera quase o mesmo efeito.
A túnica era a base do vestuário romano tanto para os homens quanto para as mulheres. Para a proteção das partes íntimas era usada uma tanga chamada "Licinum", para dar uma sustentação aos seios as mulheres utilizavam "Strophium" uma espécie de soutien.
Os homens utilizavam duas túnicas "Subácula" era usada por baixo até os pés, era feita de linho e a "Exterodum" era mais curta usada por cima normalmente de lã.
Algumas outras peças do Vestuário:
- Dalmatica: Túnica com manga mais comprida, com mais proteção para os punhos.
-Palmata: Túnica com bordados nas bordas.
- Toga: Peça de tecido em formato semi circular, a pessoa se enrola, demarca a hierarquia.
-Palla: Espécie de toga mais curta usada pelas mulheres.

O calçado tem finalidade prática, era feito de couro e proporcionava boa firmeza no calcanhar.
Ainda existia a vestimenta militar, que era composta por uma túnica mais curta, armadura feita de metal e couro e uma toga enrolada no braço para dar proteção.
As cores do vestuário variavam de acordo com a hierarquia.

Nosso trabalho:
Os materiais utilizados foram:
-Sintético com estampa floral;
- Fita mimosa;
- Argolas de metal;
- Sola de chinelo.

Foi feito um sapato em estilo romano, o sintético foi escolhido com esta estampa para dar um ar romântico a peça, juntamente com a fita mimosa. O modelo foi inspirado em um, dos que foi apresentado em aula.



Trabalho feito por: Bruna, Camila e Dionatan.


Nenhum comentário:

Postar um comentário