domingo, 17 de junho de 2012

Idade Média - Românico

Iniciou com a queda do Império Romano em 476 d.C e terminou com a queda de Constantinopla em 1453.
Foi dividida em Alta idade Média, o período Românico e Baixa Idade Média o período Gótico.
Forte predomínio religioso sobre a mentalidade coletiva. São trabalhadas concepções como pudor, pecado, inferno e paraíso, havendo um grande controle do corpo.
Características do Período Românico:
-Religiosidade;
-Analfabetismo;
-Controle de conhecimento pela Igreja;
-Alta taxa de mortalidade Infantil;
-Baixa expectativa de vida..

As catedrais românicas se parecem com uma fortaleza, dão um principio de sufocamento e sensação de inferioridade, com paredes muito grossas e aberturas muito pequenos, fazendo um ambiente escuro, úmido com pouca ventilação e iluminação, o indivíduo era totalmente manipulado.

O vestuário mostrava o indivíduo em condição de submisso, fazendo acreditar que o corpo é pecado, o vestuário não marca nada no corpo, esconde até o pescoço, o vestido parece um "saco". O corpo é entendido como a casa dos 7 pecados capitais.
A mulher é vista como um ser do demônio, todos passam dificuldades nessa vida para ir ao céu depois da morte. Não tem o costume de tomar banho, pois acreditam que o mesmo transmite doenças, as roupas só são trocadas quando apodrecem, por essas motivos a mortalidade infantil era alta. As mulheres usavam cinto de castidade que só podia ser tirado pelo seu marido para a reprodução..
A doença era chamada de punição dos pecados cometidos.


Catedral Românica

Nenhum comentário:

Postar um comentário